domingo, 10 de julho de 2011

Arquivos IV

Passei a trabalhar no Banco Itaú, em 2000.O Itaú, havia comprado o Bemge em 1998,em um leilão,transmitido pela Rede Minas de Televisão,onde após a abertura dos envelopes,a disputa foi presencial,entre Bradesco e Itau.Assisti a tudo, e lógicamente torcendo pelo Itaú,uma vez que o Bradesco havia adquirido o Banco Credireal, também do Governo de Minas, e demitido todos os funcionários.

Após a aquisição, iniciou-se as fusões,primeiramente nas agencias maiores, ficando as menores para o final. Finalmente em 2000, a Agencia de Barão de Cocais, onde eu trabalhava, foi transformada em Banco Itaú.Totalmente diferente do Bemge... A gente que estava acostumado a trabalhar com um computador para dois ou treis funcionários, logo descobrimos, que teriamos um computador para cada funcionário.

Mas não tardaram as Metas. E o programa Agir,destinados a resultados do Banco Itaú, começou a todo vapor.Até que um dia, recebi pelo malote,uma correspondencia do Superintendente,com a seguinte inscrição, em caneta (pincel atomico) FFC. Não conhecia os códigos do Itaú,e por isso não dei atenção aos significado das letras.Mas não tardou o descobrimento... Em uma reunião, uma colega que havia recebido a mesma mensagem, perguntou para o chefe-superintendente-o significado do FFC,e ele prontamente respondeu.... é Favor Falar Comigo.

A partir desta, descobri que havia mudado de empresa,e que a nova empresa também trabalhava por códigos. Hoje, já em final de carreira, relembro a trajetória de colegas que compartilharam trabalhos no Bemge e no Itaú,e vejo que poucos, mas muito poucos suportaram as pressões que foram impostas pelo novo empregador,e que permanecem até hoje, aliás, muito mais fortes.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Arquivos III

Quando saí de Alvinópolis,tinha duas propostas: ou assumiria a Agencia de Ponte Nova,uma das maiores da região,ou poderia mudar de chefia, e galgar novos horizontes. Optei por Conselheiro Lafaiete,um dos sonhos de minha mãe, por estar perto de Congonhas,cidade que ela gostaria de morar.

Não tive muitas dificuldades,uma vez que o sistema adotado, era o mesmo de Alvinópolis,com relação aos processamentos de documentos.Obviamente,que o convivio com pessoas diferentes,clientela diferente,a obrigação de formar novos profissionais para trabalharem na empresa,pesaram,mas consegui superar e pelo periodo de 03 anos que fiquei na agencia,consegui uma grande evolução.Evolução esta,que levou o meu chefe a me transferir para Itabira,onde havia problemas de administração

Resolvidos os problemas de Itabira, em mais ou menos dois anos e meio,mais um problema veio á tona. Assumir a agencia de Ipatinga,a maior da região,com 60 funcionários, á epóca, e problemas pipocando por todos os lados. Lá vamos nós, conhecer o primeiro computador que foi instalado em uma agencia do interior de Minas. Tratava-se de um modelo,parecido com uma geladeira de quarto, ou seja, um frigobar, com 03 gavetas centrais.

Pela manhã, recebia via malote o diskete contendo os saldos atualizados do dia anterior,inseria na primeira gaveta,e na segunda gaveta( a do meio) inseria o disquete da agencia,para ser atualizado.Se o diskete, não desse problema,continuavamos a operação. caso contrário,tinha um diskete reserva, para ser acionado.Tendo resolvido estes procedimentos, retira´va-se o diskete da primeira gaveta,e transferia para a terceira,com a finalidade de cópiar o movimento do dia,feito unica e exclusivamente pelas máquinas de caixa.Ao final do dia, este diskete era remetido para o Centro Operacional de Rede em Bhte, para ser atualizado pela compensação.

A partir daí, começamos a trabalhar em computadores também interligados ao computador central da agencia, pois inexistia links para transmissões. Com o inicio da telefonia celular, tornou-se possivel a criação de linhas de dados,o que aumentou consideravelmente o tráfico de informações e passamos a ficar on-line em alguns periodos, o que mais tarde, tornou-se obrigação de todas as grandes empresas.

No próximo comentário, algumas considerações sobre a mudança de emprego....até lá..